quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Autor do Mês - David Machado



David Machado nasceu em Lisboa em 1978.
É autor do romance O Fabuloso Teatro do Gigante e do livro de contos Histórias Possíveis.
Em 2005, o seu conto infantil A Noite dos Animais Inventados recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, e desde então publicou mais três contos para crianças: Os Quatro Comandantes da Cama VoadoraUm Homem Verde num Buraco muito Fundo e O Tubarão na Banheira, distinguido  com  o  Prémio  Autor  SPA/RTP  2010  de  Melhor  Livro Infanto-Juvenil.
Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes   em   antologias e  revistas literárias  em  Itália, Alemanha,  Noruega,  Reino  Unido,  Islândia  e  Marrocos.
Traduziu os livros O  Herói  das  Mulheres,  de Adolfo Bioy  Casares,  e Obrigada   pelo   Lume,  de  Mario Benedetti.
Em 2007 foi escolhido para representar Portugal no projecto Scritture Giovani do Festivaletteratura de Itália.
Participa   com   regularidade   em   encontros   sobre   literatura   em  escolas  e  bibliotecas e os seus livros estão no Plano Nacional de Leitura.
Venceu, em 2015, o Prémio da União Europeia para a Literatura com a obra Índice Médio de Felicidade, romance  sobre  os  efeitos da crise que se abateu sobre Portugal e a Europa.

Índice Médio de Felicidade foi também a obra escolhida pela nossa escolas para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a decorrer nos meses de janeiro e fevereiro.

E, para quem gostar de palavras cruzadas, o Paulo Freixinho preparou umas a propósito deste livro 



Há lá mais, sobre outros livros. Descobre-as e diverte-te!

Sem comentários:

Enviar um comentário