sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Resultados:

Votantes:14

José Saramago-9

José Régio-3

Jorge de Sena-2

Quem sou eu –Jorge de Sena
(1919-1978)
(Autobiografia inventada)
Nasci em Lisboa, a 2 de Novembro de 1919 e desde cedo aprendi, por influências do meu pai, a admirar a vida militar. Como cadete da marinha concretizei o sonho da viagem e da vertigem da aventura viajando a bordo do navio-escola Sagres. Contudo, cortaram-me esse sonho pela raiz e, mais tarde, licenciei-me em Engenharia Civil, no Porto.
Sempre prezei a minha e a liberdade dos outros. Por isso, revoltei-me contra o Portugal mesquinho e aprisionado do estado-novo e da ditadura salazarista. Anti-fascista me assumi e entreguei-me ao pensamento livre; perseguido me tornaram. Fugi, literalmente, fugi. Primeiro para o Brasil (1959), depois para os Estados Unidos (1965), mas levei comigo Portugal e a sua cultura, principalmente Camões e Fernando Pessoa, que incansavelmente divulguei pelos sítios por onde passei.
A carreira de escritor surgiu natural, fruto da revolta e do ser-se assim. Fizeram-me escritor. Intervencionista político-pedagógico-cultural. Fui poeta, crítico, ensaísta, ficcionista, dramaturgo e professor universitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário