quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mas, afinal, o que é o Amor?

A ideia não era responder à pergunta, mas reflectir sobre as várias formas de amar... para nos ajudar, estiveram a literatura, as professoras Arminda Moreira, Zélia Vaz e Elsa Vasconcelos, e um bom grupo de alunos.

A professora Arminda falou-nos sobre os vários tipos de amor, na perspectiva da Filosofia e da Psicologia e vários alunos deram voz a belos textos que, numa perspectiva ou noutra, nos falaram de amar e do Amor.Justificar completamente














Num ambiente descontraído e bem disposto, ouvimos poemas de Almeida Garrett, David Mourão-Ferreira, Manuel Alegre, Mário Cesarinny e da aluna Elisabete Carvalho. A prosa que nos falou de amor era da autoria de Luís de Sttau Monteiro, António Ramos Rosa, José Rodrigues dos Santos, Pedro Paixão, Gabriel Garcia Márquez, Chico Buarque e Somerset Maugham. Muitos outros ficaram por ler, mas voltaremos a reunir-nos...


A Ana Catarina deliciou-nos com a emoção da sua leitura e até o Director do Agrupamento se juntou a nós e às nossas leituras.
















Também os nossos músicos das "guitarradas" voltaram a tocar e a cantar para nós, e nós com eles. Para além de acompanharem a leitura dos textos, levaram-nos "A Paixão", de Rui Veloso, e "The Man Who Can't Be Moved", dos The Script, que nos fizeram ter vontade que a tarde não acabasse...



Vimos ainda uma curta metragem hilariante que nos fez pensar que, para além do amor, é também importante ter algum sentido de humor. Um momento mais leve, contornando a a reflexão, a filosofia, a paixão, o arrebatamento, a dor, o pessimismo - enfim, todas as emoções que "ouvimos" estampadas nos textos.

No fim, a professora Zélia ofereceu, simbolicamente, um coração a cada um dos presentes, e ainda houve lugar a um beijinho em forma de doce.


Saímos do auditório com a alma cheia - e com vontade de repetir, continuando este tema (ficou tanto por dizer e por ler...) ou pegando noutro. (Já ouvi falar numa sessão com livros/histórias de vampiros... o que acham?)

Sem comentários:

Enviar um comentário