quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comportamento na Internet

Publicamos hoje o resultado de um inquérito relativamente ao comportamento dos alunos na Internet. Este inquérito foi feito aos 38 alunos da nossa escola que assistiram à sessão Ler e Escrever... na Internet, realizada na Semana da Leitura (ver post do dia 3 de Março) e dinamizada pelos alunos do 12ºE David Farinha, Frederico Vicente, João Flora e Vasco Victorino. Os dados obtidos e as reacções à sessão realizada permitem-nos tirar algumas conclusões... uma delas é a certeza da necessidade de (in)formar os jovens e os seus pais na utilização da Internet e das redes sociais.
Aqui ficam os dados recolhidos (note-se que alguns alunos não responderam a todas as questões):
- a maioria dos inquiridos tem MSN, Hi5 ou Facebook e costuma partilhar fotos nas redes sociais;
- as fotos publicadas pelo maior número de alunos retratam os próprios e amigos. Quanto ao conhecimento que os pais têm destas publicações, o panorama já não é tão uniforme: embora a maioria dos pais saiba que os filhos publicam fotos na Internet e até as veja, outros nem sonham que os filhos as publicam;
- relativamente ao comentários recebidos pelas fotos publicadas, 11 alunos responderam nem sempre gostar do que surge e 23 referiram que “os amigos só fazem comentários fixes”;
- enquanto 21 alunos referem nunca se terem sentido incomodados nas redes sociais, 17 alunos responderam que já se sentiram incomodados. Estes, quando questionados quanto ao que fizeram então, responderam que bloquearam essa pessoa e apagaram o comentário. Apenas um(a) aluno(a) referiu ter falado com os pais ou professores.

- Colocados perante a possibilidade de um colega querer publicar no Hi5 a foto de uma colega no balneário da escola, e questionados acerca da atitude a tomar, a maioria (26) diz “digo para não o fazer e vou falar com a(o) DT"; outros (12) dizem "Nada, isso não é nada comigo.";
- se um amigo receber mensagens a intimidá-lo, 18 alunos aconselham-no a falar com os pais e com a(o) DT, 16 dizem-lhe que mude de número e 3 referem "não ter nada a ver com o assunto".

De qualquer forma, 34 alunos afirmaram que a questão da segurança na Internet é muito importante, devendo ser abordada na escola. Fica a mensagem e a promessa de outras sessões como esta.

Feira do Livro

Está quase aí a Feira do Livro do Agrupamento. Pelo cartaz, promete bons momentos!...
O programa pode ser consultado aqui.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Autor do Mês

O Autor do Mês neste Abril está a ser Manuel Alegre, escolhido precisamente pela sua intervenção na efeméride que assinalamos. Aqui fica mais um pouco do que temos na BE:



Aqui fica o marcador de leitura (elaboramos sempre um para o Autor do Mês) e os materiais em exposição:


Ao longo do ano lectivo, os autores do mês foram:


Mia Couto, Luís Sepúlveda, Agustina Bessa Luís, Fernando Namora, Miguel Sousa Tavares e David Machado (que veio à Escola!).
Para divulgar cada autor, a equipa da BE (com a indispensável ajuda do Humberto Monteiro, o nosso ajudante na Reprografia) elabora um marcador de leitura (publicamos a foto dos marcadores de leitura elaborados neste ano), apresentamos uma curta biografia, uma bibliografia e disponibilizamos obras.

Mais reacções...

As proibições continuam a dar que pensar... Ainda bem!

domingo, 25 de abril de 2010

Dia da Liberdade

Na sexta-feira, logo de manhã, perguntámos a vários alunos: «Sabes o que representava o "Lápis Azul" antes do 25 de Abril?»... Aqui ficam alguns exemplos:
Muitos souberam responder, mas há ainda uns quantos que não sabem ao que se refere. Visitem a Biblioteca e ficarão a saber...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia do Livro

Hoje celebrou-se o Dia Mundial do Livro, se bem que, na nossa Biblioteca, todos os dias sejam dias do Livro e da Leitura. É por essa razão que ficamos muito felizes sempre que um aluno requisita um livro porque quer, porque quer ler. E ainda mais ficamos quando nos vem falar daquilo que leu...

Neste dia, oferecemos aos utilizadores do espaço um marcador de leitura muito colorido que pretende alertar para algumas incorrecções que ainda se ouvem muito por aí... De um lado do marcador, o que não deve dizer-se, do outro, como se deve dizer.

A ideia não foi nossa... aproveitámo-la de um marcador elaborado em tempos pela Associação de Professores de Português e pelo Ministério da Educação, e como as "incorrecções" continuam a ouvir-se... Esperamos que seja útil!

E já não é o que era...

Eis a prova de que já não há destas proibições (na faixa lê-se "proibido ir de mini-saia para o liceu")! A Diana teve a ideia e nós documentámos...
O certo é que a equipa da Biblioteca está muito feliz com o impacto que a actividade está a ter nos utilizadores da Biblioteca, pois ninguém fica indiferente às proibições que se desenrolam no chão e à exposição alusiva à Censura. Foi tema de conversa e muitos alunos que não sabiam o que representava o "lápis azul" ficaram a saber umas coisas...

Cravos vermelhos acabam com lápis azul

A censura da Censura chegou à Biblioteca...

Aqui podes ver exemplos de livros proibidos antes do 25 de Abril de 1974 e as razões das proibições.
























O "problema" é que as proibições aumentavam o desejo de ler os livros censurados e, claro, o número de leitores! As estratégias para "esconder" ou dissimular os livros proibidos multiplicavam-se, e os leitores sabiam sempre onde encontar os livros pretendidos...





























O canto de intervenção (que também pode ser ouvido na Biblioteca durante os intervalos) e livros sobre o antigo regime podem ser consultados nesta mesa, e há CDs (Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Fausto) no balcão de atendimento.















As cómicas e interventivas "Redacções da Guidinha" também estão representadas. Vale a pena ler... À volta da Guidinha estão os poemas que estamos a oferecer a todos os alunos, professores e funcionários da escola.

Boas comemorações!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Queres saber mais sobre o que era proibido?

Queres mesmo saber mais sobre o que era proibido? Já leste o "cartaz" que está no expositor fotografado?
Foi do livro que está junto ao cartaz que retirámos esta informação, e a Biblioteca recomenda-te a sua leitura. De uma forma irónica e simples, o autor (António Costa Santos) transporta-nos à realidade do Portugal de então. Aqui fica a sugestão de leitura, e a certeza de encontrares o livro na Biblioteca.


Era proibido...


Durante os próximos dias, e a propósito da comemoração do 25 de Abril de 1974, a Biblioteca vai mostrar alguns aspectos, hoje impensáveis, que não eram permitidos antes do 25 de Abril. Deixamos aqui algumas fotografias para que se possa perceber o tipo de proibições que abundavam... e o aspecto da nossa Biblioteca! E tudo isto foi obra das nossas funcionárias (Paula Amaral, Alexandra Ferreira e Manuela Lopes), que se esmeraram para que todos tivessem uma surpresa na manhã de sexta-feira!

Agora... reparem bem naquilo que se proibia...



























































quarta-feira, 21 de abril de 2010

Concurso Nacional de Leitura



Aconteceu hoje a segunda fase (a distrital) do Concurso Nacional de Leitura. E lá fomos nós (os professores Elsa Vasconcelos e João Santos) e as alunas Ana Mateus, Elisabete Martins e Joana Canêdo rumo à simpática e majestosa Biblioteca Municipal de Vila de Rei.
Apesar de algum nervosismo (e preocupação com um teste do dia seguinte), as nossas representantes portaram-se muito bem! A Elisabete conseguiu estar entre os cinco alunos que passaram à fase final, e todos torcíamos por ela, mas o júri votou noutras colegas! De qualquer forma, valeu pela experiência, e pelo conhecimento de uma Biblioteca notável. Ah, também comprámos uns quantos livros na Feira do Livro que se podia visitar na Biblioteca...
Na foto, podemos ver o grupo de concorrentes do Agrupamento - além das alunas da Secundária, foram também participantes da EBI e da EB 2,3 - e os professores Catarina Nunes (da EBI) e João Santos (da Secundária).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Colaboradores da Biblioteca

Há já algum tempo que não damos notícias, e não queremos avançar sem referir a grande ajuda que, muitas vezes, alguns alunos e alunas dão à equipa responsável pela Biblioteca. Uns oferecem-se para ajudar, outros são, literalmente, "cravados", mas todos acabam por ajudar com gosto e dedicação! E nós agradecemos! Ficam aqui alguns desses momentos...


A propósito do Dia Mundial da Poesia, oferecemos um poema a todos os alunos, professores e funcionários. Para o efeito (contagem e distribuição) contámos com os nossos "colaboradores"...

Aqui está a divisão dos poemas pelas várias turmas da escola (os vários grupos de poemas - a ideia era não haver poemas iguais dentro da mesma turma - foram organizados por alunas do 10ºA):

Ei-las em acção, dividindo os poemas pelas turmas:


A ajuda dos alunos foi também preciosa na elaboração das faixas anunciando o Dia Mundial da Poesia e com a provocatória frase de Natália Correia: "Ó subalimentados do sonho! A poesia é para comer", que colámos na Biblioteca, no Bar e na entrada da Escola.





Aqui temos outro tipo de "colaboração": a realização dos passatempos elaborados pela equipa da BE, aos quais poucos aderem... Obrigada Ema e Luciana, por terem aceite mais este "desafio literário" (e não era fácil, pois não?).


O momento abaixo já se relaciona com outro aspecto da vida da nossa Biblioteca, aspecto não menos importante do que a animação: a organização do fundo documental, que é uma área que nos preocupa constantemente. Esta foto documenta uma grande ajuda prestada pelas alunas (Anabela e Leandra) na afixação de cotas nos nossos livros. É verdade! E enquanto auxiliam a equipa da BE, também aprendem como se organiza uma Biblioteca e ficam a conhecer melhor o que existe por cá. Sim, porque para conhecer os livros... o melhor é manuseá-los!